eSports

O que são eSports?

Muitas pessoas se recusaram a aceitar jogos de computador como esportes, mesmo sob o termo “eSports”. Alguns ainda se recusam a aceitar a realidade, mas para a maioria de nós, é claro que certos videogames multiplayer merecem ser classificados como esportes, sob o rótulo “eSports”. Em resumo, esportes eletrônicos são videogames que são jogados competitivamente, mas essa definição apenas fornece o conceito básico de esportes eletrônicos. No entanto, uma coisa é clara: o jogo deve ser jogado em um dispositivo, seja ele um computador ou uma consola de jogos, é o que o “e” significa.

Nem todos os videogames podem ser classificados como esportes eletrônicos, alguns deles não têm um formato multiplayer, enquanto o formato multiplayer de outros jogos não permite organizar e estruturar competições, como é o caso dos esportes eletrônicos reconhecidos. Além disso, um videogame tem que ser bastante popular para ser classificado como eSport, e nós falamos sobre eSports, geralmente falamos sobre competições entre jogadores que competem profissionalmente.

Mesmo assim, jogos que se qualificam como esportes eletrônicos podem pertencer a vários gêneros de videogames. Há partidas esportivas eletrônicas, estratégias em tempo real, FPS (first-person shooter), bem como jogos de batalha online que são jogados em multiplayer (MOBA). Cada eSport tem suas próprias características e características que o diferenciam de outros jogos que também são classificados como eSports. Os formatos de partida, liga e torneio de diferentes esportes eletrônicos podem variar, dependendo da característica do jogo, a dinâmica do jogo, como um vencedor pode ser determinado e outros fatores.

PartinG celebrates his victory over sOs in the final of Red Bull Battle Grounds, at the Hammerstein Ballroom in New York City, NY, USA on 24 November, 2013.

Os começos

Historicamente, os torneios e os jogos competitivos ocorreram desde os primeiros videogames e consoles de jogos, embora ninguém os classificasse como esportes eletrônicos na época. O primeiro torneio de videogame gravado foi realizado em 1972 na Universidade de Stanford. Os participantes eram todos estudantes da universidade e competiram no então popular jogo Spacewar.

O próximo foi o torneio em Space Invaders, onde o jogo foi jogado no famoso console Atari em 1980. Este torneio atraiu mais de 10.000 pessoas de todos os Estados Unidos. É justo dizer que os jogos competitivos são bastante comuns a partir daquele momento.

As primeiras organizações que lidaram com videojogos competitivos foram formadas nos anos oitenta. Twin Galaxies foi fundada em 1980, foi uma organização de registro que cooperou com o Guinness Book of Records. As organizações mantiveram as maiores pontuações em vários videogames populares. Na década de 1980, as competições de videogame eram transmitidas pela televisão, geralmente como parte de programas de jogos populares.

O surgimento de jogos na Internet

Durante a década de 1990, muitas pessoas conseguiram acesso à Internet e os primeiros videogames apareceram na Internet. Isso abriu o caminho para os esportes eletrônicos modernos como os conhecemos hoje. Mesmo desde 1988, surgiu um jogo que poderia ser jogado por 16 pessoas pela Internet, chamado Netrek. A revista Wired usou a frase “jogo de esportes online” para descrever o Netrek.

O primeiro Nintendo Championship foi realizado em 1990. Durante as primeiras etapas dos torneios, os jogos foram realizados nos Estados Unidos, enquanto o evento final foi realizado na Califórnia, em Hollywood, na Universal Studios. O segundo Nintendo Championship foi realizado em 1994 e desta vez a final teve lugar em San Diego. Torneios internacionais também foram realizados durante a década de 1990, a quantidade de videogames de alto perfil que foi ao ar na televisão aumentou.

A liga Cyberathlete (CPL), assim como a liga profissional de jogadores e a QuakeCon, foram realizadas pela primeira vez no final dos anos noventa.

O novo milênio e esportes modernos.

No final do século 20, a Coréia do Sul entrou no mundo dos esportes eletrônicos e hoje é um dos países onde os esportes eletrônicos alcançam um alto nível de popularidade. Especialistas em geral concordam que a crise econômica asiática de 1997, que levou a um aumento do desemprego no país, é um dos principais fatores que contribuíram para a popularização do eGaming na Coréia. A associação de esportes eletrônicos no país, que é um ramo do ministério que regula o esporte, a cultura e o turismo, foi fundada no ano 2000. Isso significa que a Coréia reconhece o esporte eletrônico como um esporte desde 2000.

Na primeira década do novo milênio, o número de torneios, o número de participantes e os prêmios para os vencedores aumentaram significativamente. Mas o verdadeiro boom ocorreu depois de 2010. Em comparação, havia apenas cerca de 10 torneios esportivos eletrônicos em 2000, enquanto dez anos depois o número aumentou para mais de 250. O primeiro torneio de US $ 1 milhão foi realizado em 2006. O Primeiras equipes profissionais também foram formadas no período entre 2006 e 2010. Algumas dessas equipes ainda estão ativas hoje.

Na última década, televisões por satélite e por cabo foram estabelecidas e, mais tarde, televisores de Internet que transmitem eventos esportivos eletrônicos. A Coréia do Sul foi pioneira nesse campo e os primeiros canais eSports 24/7 foram estabelecidos neste país asiático. O número de espectadores cresceu de forma constante, até 2013 o público dos eventos competitivos mais populares ultrapassou 4,5 milhões de visitas únicas.